«

»

mar
24

ARTE: natureza e cultura de Roraima inspiram artista plástica

Cajú, mangas e caboclas

Ana Mendina é artista plástica criada em Roraima. Como ela mesma afirma no blog http://anamendina.blogspot.com/, “sua arte é livre, sem rótulos ou fronteiras, rica em cores, cultura e sentimento”.

Aotearoa Dream

Porém, ela não esconde que a natureza e a cultura da floresta, em especial as de Roraima, inspiram o trabalho da artista. Nas obras, é possível identificar essas influências, seja nos índios ou na natureza retratados.

Flor de Lótus – O Pensamento

Ficamos curiosos sobre o trabalho da artista e conversamos com Ana por e-mail. É sempre bom saber um pouco mais sobre nossa arte e cultura. Os trechos mais importantes da rápida entrevista e algumas das belas obras da artista plástica você confere abaixo.

Esperamos que goste!

Hotoko- Cobra Grande

Roraima, Amazônia e obras

Yanomami

“Tudo começou aqui, o foco maior da minha arte é a natureza e a cultura da floresta, a Amazônia, em especial Roraima, que foi onde cresci e influencia minha maneira de criar. Mas meu projeto é amplo e envolve estudo e suporte às culturas primitivas das florestas do mundo, através do estudo da iconografia, que é a linguagem dos símbolos e toda a estética da floresta. O Brasil e outras fontes de criação, como a cultura aborígene da Austrália e os Maoris da Nova Zelândia, estão também envolvidos no meu trabalho.”

Roraima e influência

Iconografia de Roraima

“Cultura indígena, a natureza forte e memórias de infância… Para sempre minha casa…”

Exposições e crescimento profissional

Mirena Urihi

“Minha primeira exposição foi no hotel Aipana, em 2002, [em Boa Vista]. A partir daí venho participando e desenvolvendo algumas exposições em Roraima, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Amazonas e, recentemente, em Tauranga e Auckland, na Nova Zelândia.

Estudo propostas de expor no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, e preparo-me para expor em Lisboa, em Portugal, de 1º a 8 de Junho de 2011. Hoje estudo Artes Plásticas em Puhoi, na Nova Zelândia, porque acredito que o processo de aprendizado e de conhecimento não tem fim.”

Iconografia de Roraima 2

Arte roraimense na Nova Zelândia

Série – Mandalas da Urihi

“Fui convidada para abrir a exposição “Brasiliz”, um festival anual de cultura brasileira que acontece na Nova Zelândia, em parceria com a Galeria Creative Tauranga, um projeto de sucesso que envolveu as comunidades neozelandesa e brasileira. No dia 14 de março, expus em Auckland, em um dos cafés brasileiros mais bem conceituados da cidade. A Amazônia e o Brasil são muito fortes para o mundo e fico feliz em participar desse processo.”

Sucesso, Ana!

Obs.: As imagens cedidas não podem ser usadas para estampas ou para qualquer outro fim sem autorização oficial de Ana Mendina.

Foto de Ana Mendina disponível aqui.

Posts relacionados:

    -Cultura: a arte amazônica de Luiz Canará
    -Cultura: a arte das panelas indígenas de Roraima
    -Eleições 2010: Teresa 1510 apoiará a cultura de Roraima
    -Projeto Crescer: ex-menino de rua domina a arte da pintura
    -Cultura: Juventude Hip Hop

12 comentários

  1. Edilene Cruz disse:

    Muito lindo seu trabalho Ana, adorei…

    Sou professora da ed. infantil e estou desenvolvendo um projeto sobre a cultura indígena de Roraima. Procurando imagens que pudessem auxiliar no meu trabalho, encontrei as suas lindíssimas!!! Parabéns… Abraços e sucesso!!

  2. Maria Consolata disse:

    Gostaria de sua ajuda em saber sobre a cultura de Roraima ,Preciso de um texto escrito para traduzir para o espanhol,por gentileza agradecida desde de ja.achei linda as suas obras sucesso para vc.

    1. Equipe Blog disse:

      Olá, Maria Consolata!
      Precisamos saber que tipo de informação você quer.
      Aguardamos seu contato.
      Obrigado por ler o blog!
      Abraço!

  3. Luciana Ramos disse:

    Olá Ana Mendina, sou Luciana Ramos professora de uma lindo terceiro ano que na feira de artes da escola, realizou a releitura de suas obras…Foi muito bom conhecer o trabalho de uma artista tão genial como você…o resultado final das releituras foi perfeito. Nos orgulhamos muito de ver nosso pais retrato por maos tão talentosas quanto as suas.

    1. Equipe Blog disse:

      Luciana,

      As obras são realmente lindas.

      Obrigado pela visita ao blog.
      Esperamos tê-la outras vezes por aqui.
      Um abraço!

  4. Eliomar disse:

    É em muito bom, conseguir aprimorar meus conhesemenotos

    1. Equipe Blog disse:

      Eliomar,

      Obrigado pela visita ao blog.
      Esperamos ter você sempre por aqui.
      Um abraço!

  5. luana disse:

    muito bom adorei as pinturas

    1. Equipe Blog disse:

      Luana,

      Obrigado pelo comentário e pela visita ao blog.
      As obras são lindas!

      Um abraço!

  6. SHEILA COSTA QUEIROZ disse:

    Boa noite!!! Meu nome é Sheila, sou professora de Educação Infantil, sou do Espírito Santo, estou desenvolvendo um projeto sobre a Região Norte, sobretudo sobre a floresta amazônica, adorei a reportagem sobre a artista plástica Ana Mendina. Gostaria de saber se há a possibilidade de me enviarem mais matérias sobre essa Região, linda, deliciosa e ainda desconhecida para mim, meus alunos e minha comunidade (escolar). Parabéns pela matéria!! Aguardo contato!!!

    1. Equipe Blog disse:

      Sheila,

      O material que dispomos sobre Roraima está no blog. Nossa sugestão é que faça pesquisas em nossa página e no próprio Google.

      Obrigado pela visita!
      Esperamos ter ajudado você!
      Um abraço!

  7. Elcy Luiz da Cruz disse:

    “Tapetes” feitos para tropeçar felicidades.
    Somos convidados para interagir nesse “chão” encantado
    de poesia.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>